top of page

30 anos dos Gêmeos

Hoje, 17 de setembro de 2021, é aniversário de 30 anos de um dos maiores discos de todos os tempos, de uma das bandas mais gigantes do mundo. Você que é fã fervoroso já deve saber que o diamante bruto em questão é o Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, do Guns N' Roses.


Chega a ser nostálgico falar deste disco, eu era criança lá em 1991, ainda não tinha gosto musical definido, mas aquelas canções já estavam impregnadas nos meus ouvidos. Carregamos muitas memórias afetivas da infância, como as férias de verão, o futebol na rua de pedras, entre tantas outras, este disco é mais uma dessas lembranças.


Não é novidade pra ninguém que Guns N' Roses era uma das maiores bandas daquele momento e os gêmeos "Illusion" representaram uma grande virada no som e na carreira do grupo. Formada por um quarteto de Hard Rock agressivo com atitude séria, eles começaram com uma mistura da garra do Punk Rock e Hair Metal. Este disco duplo demonstrou uma maturidade musical que abrangeu suas influências ecléticas, apresentando elementos do Blues, Clássico, Heavy Metal, Punk Rock e Rock-n-Roll puro.

O single inicial seria “Don't Cry” - a primeira parte de uma trilogia de vídeo dirigida por Andy Morahan, baseada em um conto de Del James e estrelado pela então namorada de Rose, a supermodelo Stephanie Seymour. Acho brilhante o fato da música aparecer em ambos os discos, cada gravação com um conjunto diferente de letras.


Grandes tacadas tenho que ressaltar aqui, Alice Cooper participou da faixa The Garden e a inclusão de covers que muitos dos mais novos só conhecem pela voz do Axl Roses, “Live and Let Die” do Paul McCartney e Wings, bem como “Knockin 'On Heaven's Door” de Bob Dylan, agregaram ainda mais ao disco e caíram nas graças dos fãs e críticos.

Use Your Illusion marca a saída do baterista original Steven Adler, dizem as más línguas que ele foi expulso devido a problemas graves com substâncias, Matt Sorum tomou sua vaga. Aos que ficaram a mágica aconteceu, eles expandiram seu talento. Axl de fato marca com seu piano e sua voz mais baixa, o rei Slash expande seus horizontes como guitarrista, Duff McKagan e Izzy Stradlin eram agora os vocalistas principais em algumas faixas. Enfim a banda só melhorou com este álbum.

Se voltarmos naquele ano de 91, podemos confirmar que foi um maiores anos da história da música. REM, U2, Ozzy Osborne, Tesla, Richie Sambora, Metallica, Bryan Adams, Pearl Jam, Nirvana, Skid Row e Van Halen lançaram pedras de toque comercial e artisticamente importantes, no entanto, nenhuma causou maior agitação e mais expectativa do que o lançamento simultâneo de 'Use Your Illusion Volume I e II' pelo Guns N 'Roses.

Em uma época em que as gravações vazavam, às vezes com meses de antecedência, acho que nunca serei capaz de explicar para alguém mais jovem o quão importante era a expectativa por esses álbuns.


Apesar de todos os seus agudos artísticos estonteantes, 'Use Your Illusion' foi a sentença de morte para a banda. Izzy saiu logo após a cansativa turnê promocional do disco, citando o atraso crônico de Axl para os shows como um dos fatores. O abuso de cocaína e heroína de Slash atingiu o ponto máximo. Infelizmente tudo foi prenunciado no álbum, que em seus piores momentos se tornou o projeto vaidade de Axl. Particularmente prefiro não entrar nessa bad que pode ter virado esse cd duplo. Anos atrás tive a sorte de assitir ao show dos caras, quase com a formação completa, eu simplesmente fiz questão de me sentir la nos anos 90, foi absolutamente perfeito, vários hinos levaram um grande público ao delírio. Freqüentemente a imprensa os ridiculariza por sua opulência, mas fazer isso é confundir observação com julgamento.


Use Your Illusion I e Use Your Illusion II são essencialmente dois componentes individuais de um álbum duplo na mesma linha dos petardos 'Physical Graffiti' ou 'Exile On Main Street'. O álbum talvez tenha ditado o futuro do GNR, é extravagante, inconsistente, mas absolutamente perfeito. 30 anos não parece muito tempo quando se considera esse petardo.

- Gui Freitas





Comments


bottom of page