top of page

31 anos do único disco do Temple Of The Dog


No dia 16 de Abril de 1991 era lançado o primeiro e único álbum de estúdio do supergrupo Temple of the Dog, lançado pela A&M Records. É um disco em homenagem à Andrew Wood, ex-vocalista das bandas Malfunkshun e Mother Love Bone, que morreu em 19 de março de 1990, decorrido de uma overdose de heroína.


Wood era colega de quarto de Chris Cornell, frontman do Soundgarden, que entrou em contato com os ex-membros do Mother Love Bone, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament sobre trabalhar em um material novo que ele havia escrito durante uma turnê do Soundgarden na Europa. A formação eventualmente incluiu Matt Cameron, baterista do Soundgarden, e os recém-chegados Mike McCready (guitarra solo) e Eddie Vedder (vocais de fundo).


McCready e Vedder foram apresentados no álbum devido ao seu envolvimento com o próximo projeto de Ament e Gossard, o Mookie Baylock que meses depois se tornou o Pearl Jam.


O nome "Temple of the Dog" derivou das primeiras linhas da canção "Man of Golden Words" do Mother Love Bone onde Wood canta: "Wanna show you something like the joy inside my heart. Seems I've been living in the Temple of the Dog"


As sessões de gravação para o disco aconteceram entre Novembro e Dezembro de 1990 no estúdio London Bridge, de Seattle, em apenas 15 dias com a ajuda do produtor Rick Parashar que também fez mixagem e engenharia de som para o disco, além de tocar piano e órgão nas faixas "Call Me A Dog", "Times of Trouble" e "All Night Thing".


Jeff Ament sobre as gravações disse:


"Gravar com o Chris Cornell foi uma coisa muito boa na época para nós também. Porque Stone e eu ainda estávamos tentando descobrir o que diabos estávamos fazendo depois da morte de Andy, e isso meio que nos colocou em uma situação de banda onde poderíamos tocar e fazer música. E acho que, de certa forma, foi tão divertido que não queríamos mais parar."


Foram as primeiras experiências de gravação de estúdio para Mike McCready e Eddie Vedder.

Chris Cornell em uma entrevista disse sobre McCready: "Acho que Temple foi o primeiro álbum completo que McCready gravou. Você quase que tinha que gritar com ele para fazê-lo perceber que, no solo de cinco minutos e meio de "Reach Down", aquele era o momento dele e que ele não iria pisar em mais ninguém. Ele começou a gravar o que acabou sendo o solo, no meio dele ele se envolveu tanto que seus fones de ouvido voaram, e ele tocou metade desse solo sem sequer ouvir a música."


As homenagens e referências a Andrew Wood ficam bem claras logo nas primeiras faixas "Say Hello 2 Heaven" e "Reach Down", também é possível perceber na última faixa "All Night Thing".


A canção "Hunger Strike" se tornou um dueto entre Cornell e Vedder depois de Cornell ter enfrentado problemas para praticar as partes baixas da faixa e Vedder logo entrou em cena.

Cornell mais tarde disse: "Quando começamos a ensaiar as músicas, eu tinha puxado "Hunger Strike" e tive a sensação de que seria meio que um preenchimento, não parecia ser uma música de verdade. Eddie estava sentado lá esperando por um ensaio e eu estava cantando partes, e ele meio que humilde – mas com algumas bolas – caminhou até o microfone e começou a cantar as partes baixas para mim porque ele viu que era um pouco difícil. Ouvimos alguns refrões dele fazendo isso e de repente a lâmpada acendeu na minha cabeça, a voz desse cara é incrível para essas partes baixas. A história se escreveu depois disso e a música se tornou o single."



A simples e genial junção dos membros do Pearl Jam com os do Soundgarden, de certa forma, serviu como uma apresentação à recente e crescente cena "Grunge" de Seattlee e também como um prelúdio para os grandes trabalhos que ainda seriam lançados entre Agosto e Outubro daquele ano, com os álbuns "Ten" do Pearl Jam e "Badmotorfinger" do Soundgarde.


Em 2016, uma nova mixagem feita por Brendan O'Brien, produtor de longa data do Pearl Jam, e lançada marcando os 25 anos de lançamento do álbum. Também foi feita uma pequena turnê de 8 shows pelos Estados Unidos reunindo o grupo durante os meses de Novembro e Dezembro do mesmo ano.


O álbum não chegou a fazer um grande sucesso inicialmente depois de seu lançamento, só foi ganhar grande visibilidade apenas em 1992 depois do boom do "Grunge" com o sucesso de "Nevermind" do Nirvana, o single de "Hunger Strike" foi relançado pela gravadora e foi produzido um videoclipe que acabou se tornando um clássico da MTV.



-Leonardo Amaral

Comentarios


bottom of page