top of page

IA

Como fazer um cover de IA com a voz de qualquer artista


Depois de vozes como a de Liam Gallagher do Oasis, Drake e outros cairem na Inteligência Artificial garimpei como seria esse processo.


É um desenvolvimento fascinante e que tem implicações sísmicas para a indústria da música. Embora apenas alguns exemplos notáveis ​​tenham chamado a atenção do público até agora, milhares de fãs já usaram IA para reimaginar canções populares com novas vozes.


Eu adoraria ver tantas outras versões apesar de ainda não ter dado o braço pra IA. Ainda acho estranho, mas então, pessoas ao redor do mundo criam essas versões com o software de código aberto chamado SoftVC VITS Singing Voice Conversion , ou So-VITS-SVC, para processar vocais. Este é um modelo de aprendizado profundo alimentado por IA que pode ser treinado usando arquivos de áudio de qualquer timbre vocal para converter gravações vocais na voz cantada em que foi treinado.


Não é o único modelo disponível que pode fazer isso, mas atualmente é o mais popular. Ao copiar as hastes vocais das gravações de um artista e usá-las para treinar o So-VITS-SVC, os usuários podem ensinar o software a processar qualquer gravação vocal para soar como o artista em questão.


Existem várias maneiras de acessar o So-VITS-SVC. O software pode ser baixado e executado localmente, mas esse processo é um pouco complicado (alguma codificação é necessária) e requer uma GPU poderosa. Se você gostaria de usar So-VITS-SVC em sua máquina, YouTuber p3tro fez um ótimo tutorial para isso.


Antes de processar um vocal, você precisará certificar-se de que possui uma gravação vocal a capella limpa. Isso pode ser alcançado por meio do uso de muitas ferramentas pagas que elevam os vocais de mixagens completas (o RipX é excelente), mas também existem opções gratuitas disponíveis, como o VocalRemover .

Há inúmeros aplicativos e sites, mas esse seria o mais popular, vamos ver onde tudo isso vai parar. Um


Ainda irei mais afundo e voltamos com esse papo outro dia.

Cheers.



Comentarios


bottom of page