top of page

A Dúvida Razoável de Jay-Z




Em pouco tempo, um dos discos de estréia mais estourados do Hip Hop completará 24 anos. Estamos falando do Reasonable Doubt, do Jay-Z.

Bem relacionado com ícones espalhados por todos os cantos, como, por exemplo, Barack Obama, também se coloca a tocar nos mais democráticos campos, ao exemplo de festivais como Glastonbury. De cabeça lotada de idéias por todo tempo, é produtivo diante inúmeros projetos.


Para alcançar o patamar de querer comprar Neverland, propriedade abandonada de Michael Jackson, Jay Z teve que passar por poucas e boas. Nascido num conjunto habitacional em Bed-Stuy, no Brooklyn, no começo da adolescência era envolvido com o tráfico de drogas e violentas gangues de rua, sempre carregando sua arma em uma caixa de VHS. Certa vez, disse a revista Rolling Stone que "o estúdio era como o sofá de um terapeuta".

Reasonable Doubt fez sua história na Costa Leste e foi lançado em um ano de grandes lançamentos, coisas como All Eyez On Me, do 2Pac, ATLiens, do Outkast entre outros.

O disco nos guia pelo Brooklyn da metade dos anos 90, grooves que nos atraem em primeira audição transbordando rimas afiadas sobre a malandragem das ruas e a vida no tráfico de drogas, com referências à Scarface e O Poderoso Chefão, este disco o lançou no cenário hip-hop e daí pra frente é só história.

Reasonable Doubt é incrível, Jay-Z escolheu um forte elenco para aumentar a grandiosidade deste álbum, gente como Mary J. Blige. The Notorious BIG, Mecca, Foxy Brown, Memphis Bleek Bigjazz, Sauce Money, e Melissa Morgan, além do DJ Premier, Ski e outras peças para alcançar o trabalho de produção. Cada batida neste disco soa fantástica, se encaixando perfeitamente com suas letras.

Visionário, abriu seu próprio selo pra conseguir colocar o álbum na rua. Nascia então a Roc-A-Fella, um dos grandes selos do hip-hop, fundado ao lado do amigo Damon Dash, que nos anos seguintes lançou nomes de peso como Kanye West.


Reasonable Doubt é daqueles álbuns perfeitos que você aperta o play no primeiro som e segue até o fim sem nenhuma decepção. Aconteceu comigo ao ouvir pela primeira vez.

Reasonable Doubt cimentou o nome de Jay-Z na música. É um disco importante na linha do tempo do Hip Hop, um grande clássico, a "magnum" opus que carregava naquela caixa de VHS. Com este disco, tudo aconteceu e Jay não tinha mais que provar mais nada para ninguém.



-Gui Freitas


Comments


bottom of page