Essa História Eu Ouvi - "Quase Um Segundo"
Pra entender a história que serviu de pano de fundo para a composição de "Quase Um Segundo", é preciso saber o contexto da vida pessoal de Paula Toller e Herbert Viana à época.
Os músicos se relacionaram entre os anos de 1985 e 1987, e as bandas de ambos era sucesso por todo Brasil. O vocalista dos Paralamas do Sucesso expôs a sua fossa pelo término na canção.
As composições de Paula e Herberth renderam grandes sucessos, como "Nada Por Mim".
O disco dos Paralamas do Sucesso "Bora Bora" de 1988, tem muito do romance vivido por Paula e Herberth, e também algumas indiretas, no lado B do trabalho, ele relata os maus bocados vividos após a separação.
"Quase Um Segundo", é talvez o ponto alto de toda essa tristeza.
Quais são as cores e as coisas/ Pra te prender/Eu tive um sonho ruim e acordei chorando/Por isso eu te liguei...
No trecho fica nítido que a relação terminou, mas ainda existe o desejo de retorno, e fica o questionamento do que seria necessário pra outra pessoa permanecer.
Às vezes te odeio por quase um segundo/ Depois te amo mais/ Teus pelos, teu gosto, teu rosto, tudo/ Que não me deixa em paz...
O amor não acabou, e as lembranças da história vivida ficaram presentes na memória, inclusive os detalhes.
E termina com o verso: Será que você ainda pensa em mim?
A canção foi regravada no último disco de Cazuza "Burguesia", lançado em 1989, a versão ganhou uma pegada mais blues, o artista chegou a confessar que gostaria de ter escrito a música de Herberth Viana.
-Ilrianny Alves
Fonte: Canal Júlio Ettore
Fotos: "MauVal" Maurício Valladares
Comments