Que o Pearl Jam dispensa comentários sobre ser uma das maiores bandas do mundo é um fato, agora você sabia que uma das canções que impulsionaram a carreira dos caras é devido a uma história real? Jeremy é a história que trago pra vocês no quinto capítulo de: Essa História Eu Ouvi.
Inserida no badalado disco Ten, de 1991, a canção é sucesso até hoje e conta a história verídica de um garoto de 16 anos chamado Jeremy Wade Delle, que se suicidou na frente de sua classe de inglês na Richardson High School, no Texas, em 1991. Vedder leu sobre a morte de Delle em um artigo de jornal e foi profundamente afetado por isso.
Em entrevista à Rolling Stone, Vedder disse: “Lembro-me de pensar: 'Foi exatamente isso que aconteceu comigo.' Isso é o que me deixou tão intenso sobre isso, porque era como, 'Isso já aconteceu antes. Por que isso ainda está acontecendo?'”
Jeremy era um menino problemático e negligenciado por seus pais e lutava para se encaixar na escola. Certo dia ele levou uma arma para a aula e tirou a própria vida na frente de seus colegas. A música é uma crítica poderosa a cultura de armas da América e seu fracasso em proteger seus cidadãos mais vulneráveis. Só de pensar que isso era 91 e que tristemente vemos o aumento de casos do tipo acontecer bem próximo a gente é algo que nos assusta e assola o mundo.
Pearl Jam fez uma poderosa canção com essa história, ao passo que assustadora, como podemos ver no refrão que em suma nos diz: “Jeremy falou na aula hoje, Jeremy falou na aula hoje, claramente eu me lembro, pegando no pé do garoto, parecia um merdinha inofensivo. Mas soltamos um leão.”
O Bullying é real, é presente há décadas, seja ele com atos pequenos ou grandiosos pode ter consequencias graves, pessoas como Jeremy podem ser levadas ao limite por assédio e menosprezo constantes, o que pode levar a fugir do controle.
Não só a canção alavancou a banda mas o videoclipe fez render vários premios incluindo o MTV Video Music Award de Vídeo do Ano. Dirigido por Mark Pellington é famoso por sua representação gráfica do suicídio de Jeremy.
Essa foi mais uma do quadro "Essa História Eu Ouvi", espero que tenham gostado e até a próxima.
-Gui Freitas
Comments