top of page

Luís Couto lança primeiro single solo, ouça Postal.

Luís é um grande amigo que a música me deu, com o nascimento da Troque O Disco viramos grandes irmãos. Trocamos mensagens quase que diariamente, sempre quando estamos ouvindo som ou bebendo uma, mesmo com toda a distância.

Pois bem, o cara é conhecido no circuito do rock independente pelas bandas Churrus e Devise, o músico mineiro se mudou para Estocolmo em 2023 e tem explorado novas possibilidades em projeto individual.


Desde o fim da Devise, Luís Couto passou por um período parecido com um ano sabático. Parecido, porque não conseguiu se afastar de vez da música e nem parou de

compor, mergulhado na

saudade de casa enquanto se estabelece no país, constrói uma nova vida e se reinventa como compositor, agora como artista solo. Postal, single de lançamento dessa nova carreira, é uma ponte entre o passado e o presente de Luís.


A música começou a ser escrita ainda no Brasil, mas sempre foi sobre nostalgia. O cantor conta como seu significado tomou direções diferentes através do tempo e das experiências no novo

país: "Certo dia, fui enviar um postal pra minha família, de uma cidadezinha do interior da

Suécia porque tinha certeza que eles iam amar estar ali e o sentimento foi esse, a vontade de estar junto naquele momento. É o que eu quero passar com essa música, ela é o meu postal pra dizer que eu queria estar junto das pessoas que gostam de mim, que eu sempre penso em nossos dias juntos. Os dias que tivemos no Brasil e os dias que eu queria que tivéssemos aqui na Suécia." Longe de pessoas e lugares que aprendeu a amar, Luís tenta lidar com a saudade

sem virar os olhos para o que há de mais bonito perto do sol.

Este single é a maneira que Luís encontrou de traduzir em palavras e harmonia o carinho por sua vida pregressa, a beleza do céu de Estocolmo e como experiências podem ser

simultaneamente lindas e incompletas. Para colaborar com a faixa, ele se cercou de amigos.


Carolina Rodrigues foi convidada para gravar o violoncelo, enquanto Felipe D’Angelo, do Cais Estúdio de Música (Belo Horizonte), assumiu a mixagem e masterização.


Luís nasceu em Bom Despacho (Minas Gerais) entre artistas e entusiastas. A música faz parte

de sua vida desde o berço e começou a tocar piano aos 9 anos, mas a trajetória no indie rock só teve início aos 20, quando ingressou como guitarrista da Churrus. Banda indie/shoegaze/dream pop baseada em São João Del Rei que faz parte do selo Midsummer Madnesse já abriu para J Mascis (Dinosaur Jr) no Circo Voador. Paralelamente, fundou uma nova banda: Devise, que nasceu inspirada no Britpop, madchester e rock alternativo dos anos 2000.


A Devise conquistou projeção no cenário do rock independente brasileiro. Em mais de dez anos na ativa, com três álbuns, dois EPs e diversos singles, foi presença constante nos principais portais de música e cultura do Brasil como Popload, G1, O Globo, Estado de Minas, Tenho Mais Discos Que Amigos e outros. Em 2022 foram notícia por chamarem a atenção de Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, que elogiou a versão da banda para “Is This It”. Foram vencedores do Festival de Clipes e Bandas, Festival Claro Que é Rock 98FM (BH) e Prêmio Dynamite (melhor disco de rock de 2021), além de ter sido escolhida pelo Converse Rubber Tracks.


Além de “Postal”, o músico prepara mais um single de seu novo projeto para este ano e

pretende finalizar seu primeiro disco até junho de 2025. Mesmo à distância, Luís segue integrando a Churrus, que também lançará novo álbum ainda em 2024.


Saudades de tu por perto e maravilhado que a música vive em você, obrigado por estar fazendo som. Nos vemos em breve!


Ouçam: Postal.


Ficha Técnica:


Luís Couto Voz, Violão, Piano e Arranjos

Carolina Rodrigues Violoncelo

Bernardo Bauer e Felipe D’Angelo (Cais Estúdio de Música) Gravação Violoncelo

Felipe D'Angelo (Cais Estúdio de Música) Mixagem e Masterização

Breno da Matta Fotografia

Gabriel Caetano Projeto Gráfico


Cheers!

Comments


bottom of page