top of page

Muitas parcerias e um grande disco


Eles são como os Simpsons ou os personagens de Toy Story, que podem continuar sem envelhecer. Eles são uma banda de desenho animado e não precisam deixar a barba crescer, ficar no meio da estrada ou fazer álbuns de covers de Bob Dylan.


Que banda, que honra poder falar desses caras que nos presenteiam com maravilhosos discos e shows desde 2001. Gorillaz lançou recentemente o já bem comentado disco Cracker Island.


Liderado por Damon Albarn e Jamie Hewlett, eles deram nova vida aos membros desdentados do Gorillaz 2-D, Murdoc, Noodle e Russel em seu oitavo álbum, Cracker Island.

Para este disco renovaram o time e uma das principais peças é o produtor e compositor vencedor do Grammy Greg Kurstin, que ajuda a manter as coisas frescas, o cara já trabalhou com Adele, Sia e Beck. Albarn e Hewlett convenceram todos os envolvidos de que a banda virtual que eles criaram há mais de duas décadas continua a apresentar infinitas possibilidades sonoras do tipo que estoura as paradas. Várias das canções desses discos puderam ser ouvidas antes do lançamento, afinal eles não hesitaram em tocar na sua útlima e bem sucedida turnê, da qual eu estive presente e sai de lá me perguntando se aquele seria o melhor show da minha vida.


São várias as participações no disco, Thundercat, Beck, Stevie Nicks, Tame Impala e até o MC brasileiro Bin Laden, todos estão perfeitamente posicionados para servir músicas que mudam de gênero. A inclusão deles também é tão surpreendente às vezes que faz você pensar que Albarn poderia ter cooptado Leonard Cohen agora para um papel de apoio divertido em um número do Gorillaz, se ele tivesse vivo. Ou talvez Scott Walker. Ou Kurt Cobain.


A letra de Cracker Island reflete sobre o tema abrangente do álbum, usando imagens de ilhas como um comentário sobre a artificialidade da sociedade. Cracker Island critica uma sociedade construída sobre uma base frágil, fadada a desmoronar e cair. O álbum transporta os ouvintes para um paraíso com um aspecto obscuro subjacente. 


Os ouvintes podem sempre contar com o Gorillaz para fazer o inesperado e experimentar uma variedade de formas de arte, o que é uma verdadeira demonstração de inovação e criatividade. Se ainda não fez, faça, ouça um dos melhores discos do Gorillaz.


Cheers!



-Gui Freitas

Comments


bottom of page