Gostaria de fechar o dia com a banda que salvou os anos 2000, aquela que fez tantas outras nascerem e independente do destino que ela venha a seguir, estará pra sempre na história da música mundial.
Para Firts Impressions of Earth eu terei o prazer de voltar a falar várias outras vezes, o disco abre com You Only Live Once, tema da minha vida, tema que em breve virará tatuagem no meu corpo, tema que estampava a parede do amado e inesquecível The Underground Pub, esse que comemorei ao menos três aniversários e grandes noitadas, das quais o dia raiava. O dono do pub na época, meu grande amigo Conrado Muylaert, fanático pelo Strokes e por música, fazia covers em perfomances memoráveis naquela casa, que chegou abranger Carl Barat e Gary Powell, matéria bacana que já foi tema aqui e que você pode acessar através dos nossos stories ou site. Naquele mesmo lugar nasceu sua banda @Playmoboys, com alguns discos lançados, já também tema por aqui. Falei demais do The Underground Pub e isso me levou a anotar que deveria no futuro fazer uma matéria sobre as minhas aventuras naquele lugar.
Pois bem, com First Impression of Earth, The Strokes estendeu seu som de todas as maneiras imagináveis, abordaram muitos problemas complexos (e ocasionalmente complicados) e fizeram algumas apostas enormes; no final, resultando em um lançamento quase grandioso que claramente deixa tudo para fora, sem reservas. Até então a banda não descansou sobre os louros, acho até que assumiram vários riscos com esse disco. Podemos perceber arranjos mais longos, musicalidade complexa e músicas muito mais abrasivas, FIOE não é um álbum de tarde ensolarada.
De acordo com muitos críticos de rock e elitistas da música, os detratores do Room on Fire diziam que era basicamente uma "releitura preguiçosa do debut", uma emulação deles mesmos como banda. Ainda bem que não sou crítico de música, friso sempre que sou um amante dela. Afirmo que pessoalmente não vejo nada parecido com seu primeiro disco.
Quando o disco nasceu, a banda estava na casa dos 20 e tantos anos, e o que veio depois desse disco deixou nítido que projetos solo já estavam em mente. O disco está ai pra sempre e a cada festinha que vou com os amigos ele é colocado na agulha em alguma hora, a banda de Nova York continua sendo campeã indiscutível desde aquela época, reis do riff de duas notas. Tive o prazer de assistir uma apresentação dos caras e fiquei embabacado com o que vi, apesar da banda ter vivido alguns pontos baixos ao vivo eu pude vê-los em grande forma.
Se com Is This It não passamos dos 30 minutos, com FIOE chegamos a quase uma hora de pura aula de rock roll.
Por fim, First Impressions of Earth, de 2006, apresentou uma produção mais robusta e polida e maior ambição de composição do que as gravações anteriores, mas não conseguiu comandar um nível semelhante de fervor, mas isso pouco importa, pelo menos pra mim.
Obrigado aos Strokes por salvar uma geração.
-Gui Freitas
Comments