top of page

Rua Mundo Novo – Gabriel Aragão (2023)

A voz de Gabriel Aragão é familiar dos discos dos Selvagens à Procura de Lei, banda que o cantor ajudou a fundar, atravessando essa camada, temos um artista completo, e pronto para figurar entre os melhores da atual safra da MPB.

O “Rua Mundo Novo”, disco lançando em junho deste ano, com produção musical assinada por Marcelo Camelo, é um convite para desbravar os caminhos que os levaram à esse peculiar encontro, de onde surge um álbum redondinho e cheio de referências, uma grata surpresa pra quem (ainda) não conhece o trabalho solo de Gabriel, mas que precisa conhecer.


As onze faixas constroem um conceito que falam sobre amor e identidade, a balada que abre o disco “Ainda Está No Ar”, traz de volta a sonoridade das músicas do álbum “Toque Dela” de Marcelo Camelo, lançado em 2011. O que é totalmente justificável, e um belo motivo pra apreciar o disco até fim.


Em “Sampa Sampa” com vocais de Laura Lavieri, traz a tona um ar soturno, e traduz bem o sentimento de quem deixou sua terra natal, e vai se aventurar na grande São Paulo, a solidão, a multidão, a presença que não acolhe ninguém. Mas a virada de chave vem com a canção “Cabra Marcado”, os metais do refrão acentuam a saudade de quem veio de longe, mas que não se deixa abater diante de qualquer obstáculo. “Lokamérica” fecha muito bem a tríade que aborda a questão identidade, de pertencer a qualquer lugar, sem se esquecer de onde veio.


As boas pitadas de bossa nova, com “Desejos Carnais” e “Cidade Baixa”, dão um toque especial ao trabalho do artista. Outro ponto positivo são as composições todas assinadas por Gabriel Aragão, “A Sorte”, em parceria com Marcelo Camelo, “Turva” com Roberta Campos, que fecha o disco, é uma preciosidade reservada para o gran finale deste primeiro trabalho.


Uma opinião completamente parcial de quem vos escreve: escutem com atenção esse disco, ainda vão ouvir falar bastante dele, pra quem gosta de pérolas nacionais, o primeiro álbum de Gabriel Aragão já é um clássico.


-Ilrianny Alves

Comments


bottom of page