Hoje o papo é sobre as rádios, quem de vocês aqui ainda gosta de ouvir rádio? Falam por ai que a rádio FM foi salva da extinção e continuará funcionando até pelo menos 2035, eu já acredito que elas sobrevevirão a força do tempo e seguirão firmes por muito mais tempo, claro se souberem se reinventar.
Adoro rádios que tem em sua programação espaço para todos os gêneros, gosto principalmente das rádios "rocks", que se viram para sobreviver ao mundo atual, onde não tem muito mais os ouvidos virados pro bom e velho RnR.
É importante uma rádio ter locutores que sabem o que entregam, sabem nos prender enquanto falam. Na minha cidade tem uma que eu adoro quando dá intervalo, pois o papo dos locutores me prende tanto que o combo de música e informação vai tudo num pacote só. Se eu pudesse apontar um defeito nela, seria o pouco espaço para as bandas independentes, e também a lançamentos de discos novos de crocodilos do rock. Por exemplo, eles tocam tudo do Lô Borges ou Oasis, mas o disco novo do Lô ou o trabalho solo dos irmãos Gallagher, você não ouve por nada. Cena independente esquece... e essa é a grande falha da maioria das rádios por ai.
Eu sou da época em que gravávamos fita cassete de shows ao vivo que passavam pela rádio, e ficava ali ligado pra dar o Rec, que época boa. Por mais que as plataformas de streaming facilitem o jogo, quem viveu aquela fase entenderá o quanto era mágico, tão mágico quanto abrir um disco de vinil ou cd e sentir aquele cheiro de novo, tocar aquele encarte lindo e recheado de tanta história.
Tudo isso era pra trazer uma banda que descobri enquanto estava travado no trânsito da cidade e ouvia a Educativa Fm 107,5, uma banda que nunca tinha ouvido na vida me chamou bastante atenção pelo som com fortes pegadas na música britânica, Shock Poets e será ela que debateremos a partir de agora.
Shock Poets me chamou a atenção pelo som com forte pegada britânica. Essa é uma das mágicas de estar sintonizado em alguma estação, quando a rádio é boa, leva boa música ao ouvinte, mas tem uma coisa também, você é um bom ouvinte de música?
Shock Poets é uma banda australiana e praticamente todo rock roll vindo daquela terra é bom. Formada em 1994 por Craig Bloxom, Mark Cuffe e Paul Wheeler, tem apenas um disco, Bait de 1995, é aquela pedra preciosa pouca conhecida, mas de grande valor.
O grupo teve sucesso moderado na Austrália com a música 'Never Should Have Bothered You', essa que foi até tema de novela no Brasil e também o som que ouvi na rádio. O disco me lembrou muitas coisas do Oasis, do Libertines, Smashing Pumpkins e até algo da cena grunge, enfim é uma excelente mistura de quase uma hora que me agradou bastante.
Em 1996, a banda lançou um EP chamado 'Love & Live A Lie', mas infelizmente não seguiram muito adiante, pararam por ali mesmo. Ainda bem que tivemos um disco desses caras.
Confesso que fiquei anos sem ouvir rádio, e acho que a maioria também, mas vira e mexe estou voltando aos costumes de plugar os ouvidos em alguma parte do dia.
Por hoje fico por aqui, amanhã temos um clássico do nosso Brasil. Até!
Destaques: Never Should Have Brothered You, Run, Love and Live a Lie, Walking.
-Gui Freitas
コメント