Graham Nash relembra um furioso Little Richard criticando Jimi Hendrix depois que o jovem guitarrista ofuscou o padrinho do rock 'n' roll
Seria preciso algo para qualquer jogador de apoio roubar o trovão de Little Richard, mas esse era Jimi Hendrix ...
Jimi Hendrix pode ter mudado a vida de gerações de guitarristas – um talento inigualável que talvez nunca mais veremos – mas você não pode agradar a todos o tempo todo. Na época em que ele tocava como sideman e fazia shows em bandas de apoio, as habilidades sobrenaturais de Hendrix com uma guitarra elétrica ocasionalmente o colocavam em maus lençóis.
Falando ao The Times , Graham Nash relembrou um incidente em 1965, quando todos eram potros jovens. Ele estava em turnê com The Hollies, levando Merseybeat nos Estados Unidos e esperando capitalizar o recente sucesso dos Beatles pós-Ed Sullivan.
Os Hollies estavam tocando com o padrinho do rock 'n' roll livewire Little Richard no Brooklyn Paramount e depois de assistir a uma atração principal tipicamente cinética e de alta energia de Little Richard, ele testemunhou a visão do que acontece com a banda de apoio quando eles tiram o foco da estrela. O carisma de Hendrix fugiu com ele e Little Richard não ficou impressionado.
“Lembro-me de assistir ao final do show de Little Richard”, disse Nash, “e ele saiu gritando: 'Nunca mais toque a porra da guitarra atrás da cabeça de novo, não me ofusque, sou a porra do Little Richard .'”
A carreira de Hendrix estava ganhando força naquela época. Ele estava cumprindo pena no circuito de chitlin'. Ele jogou back-up para os irmãos Isley. Ele ainda vivia pelo assento de suas calças e estava sem um tostão quando conseguiu o show de Little Richard, dois shows por noite.
Mas os tempos estavam mudando à medida que a estética dos anos 60 amadurecia, paz, amor e todo aquele jazz. Little Richard não tinha temperamento para tudo isso. Hendrix tocando guitarra atrás da cabeça sempre seria uma provocação explosiva – o que ele teria feito se tivesse colocado fogo na guitarra? Do jeito que as coisas estavam, Hendrix lembrou de Little Richard como um mestre de tarefas difíceis. Em Hendrix on Hendrix: Interviews And Encounters With Jimi Hendrix, de Steven Roby , o próprio homem discutiu as tensões ao fazer o show em Little Richard e o que era exigido da banda de apoio. O 'equipamento hippie' era proibido.
“Little Richard não queria que ninguém parecesse melhor do que ele”, disse Hendrix. “Eu era o melhor amigo de Glen Willings, outro cara da banda, e costumávamos comprar o mesmo tipo de coisa e usá-la no palco.
“Certa noite, depois do show, Little Richard disse: 'Irmãos, precisamos fazer uma reunião. Eu sou Little Richard e sou o rei do rock e do ritmo e sou aquele que vai ficar bonito no palco. Glen e Jimi, por favor, entreguem essas camisas ou terão que sofrer as consequências de uma multa'”.
Hendrix pode ter evitado uma multa por roupas inadequadas no palco, mas quando disse a Little Richard que não cortaria o cabelo para ninguém, foi uma multa de cinco dólares. Hendrix disse: "Todos naquela turnê sofreram uma lavagem cerebral".
Olhando para trás naquela época, Nash disse ao The Times que não acha que Crosby, Stills, Nash e Young serão lembrados pelas gerações futuras. Neil Young pode ser lembrado, mas poucos outros.
“Acho que em 50 anos, quando as pessoas olharem para o que aconteceu no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, elas se lembrarão dos Beatles , Jimi Hendrix, Bob Dylan e se lembrarão de Joni [Mitchell]”, disse ele. “Acho que eles nunca vão se lembrar do CSNY, Neil [Young], talvez.”
Eles podem até se lembrar de Hendrix por usar camisas berrantes e tocar sua Fender Stratocaster atrás da cabeça. O pequeno Richard estava certo. Foi um show e tanto. Se você quer saber o que Little Richard pensou sobre Hendrix olhando para trás, confira o vídeo abaixo – “Ele costumava fazer meu dedão do pé disparar na minha bota! Ele fez isso tão bem."
FONTE: MUSICRADAR.COM
Comentários