top of page

"Qualquer dinheiro que eu ganhar, darei de bom grado aos outros. Eddie Vedder

"Qualquer dinheiro que eu ganhar, darei de bom grado aos outros. Podem escrever isso, porque eu garanto!" Ele disse que seria "contraproducente" se o álbum de estreia da sua banda fosse um grande sucesso. E então, vendeu 20 milhões de cópias.


Em 8 de outubro de 1990, Eddie Vedder chegou a Seattle para tocar com quatro homens que ele nunca tinha visto antes. Um mês antes, um amigo em comum havia dado ao cantor de 25 anos uma fita cassete com cinco faixas instrumentais da banda, e Vedder gravou os vocais de três delas, sobrepôs as músicas a uma cópia da coletânea "Best of the '80s" de Merle Haggard e enviou para o endereço do baixista em Seattle.


Quando Jeff Ament abriu o envelope, viu que três das músicas que ele havia gravado com seu ex-companheiro de banda do Mother Love Bone, Stone Gossard, o ex-guitarrista do Shadow, Mike McCready, e o baterista Matt Cameron, emprestado do Soundgarden , haviam recebido novos nomes do cantor. "Dollar Short" agora se chamava "Alive" , "Agyptian Crave" passou a se chamar " Once " e "Troubled Times" agora era conhecida como " Footsteps " .


"Eu ouvi e pensei: 'Cara, isso é muito bom'", lembrou Ament. "E então eu ouvi mais algumas vezes, e na terceira vez eu pensei: 'Esse é o cara com quem eu sempre quis estar em uma banda'."


Ament não tinha certeza de como, ou mesmo se, sua carreira musical continuaria após a trágica morte prematura, em 19 de março de 1990, de seu amigo e companheiro de banda do Mother Love Bone, Andrew Wood . Mas, apesar do aclamado álbum de estreia da banda, Apple , ter chegado às lojas de discos apenas dois meses depois, o baixista sabia que eles não tinham futuro sem seu carismático vocalista.

"Mother Love Bone como banda é história", disse ele à Metal Hammer . "A ideia de sairmos em turnê usando o nome, fingindo que o Andy ainda está aqui, nunca foi sequer considerada... Sair na estrada como banda e promover [ Apple ] com um vocalista fingindo ser o Andy seria um desperdício terrível. Seria pura prostituição. Nenhum de nós entrou na música para ser o próximo New Kids On The Block."


Ament também mencionou que ele e Gossard continuavam compondo juntos, mas insistiu: "Não estamos tentando forçar o próximo passo". Mas ouvir a voz de Vedder na mini-ópera em três atos que ele intitulou Momma-Son deixou Ament animado para mostrar a fita cassete a Gossard.


"Minha impressão inicial foi: 'Bem, ele sabe cantar e soa legal'", disse Stone Gossard em 2016. "As únicas outras coisas que eu tinha ouvido eram de cantores tentando imitar o Andy, que eram muito fãs de Mother Love Bone, então ouvir o Eddie foi tipo: 'Graças a Deus!'. Eu pensei: 'Grave e clara... isso é bem interessante'. Foi a primeira coisa que ouvimos que funcionou musicalmente. Então, se você tem um cara que soa muito bem e está a fim, não perca tempo, simplesmente comece a fazer música. Nós fomos bem rápidos em dizer: 'Vamos fazer isso'."


"Compusemos 'Release' e mais algumas músicas bem rápido, logo quando o Eddie chegou. Estávamos animados. Parecia à vontade e era muito diferente de tudo que já tínhamos feito. Acho que foi isso que mais nos empolgou: ninguém queria voltar a gravar algo como 'Mother Love Bone'. Era hora de algo diferente."

No início de dezembro, Eddie Vedder mudou-se definitivamente para Seattle. No final de janeiro, sua nova banda estava gravando demos para o álbum no London Bridge Studio, em Seattle, com o produtor Rick Parashar. E em 27 de agosto de 1991, o álbum de estreia do Pearl Jam, Ten, foi lançado mundialmente. Em 11 de janeiro de 1992, no mesmo dia em que o álbum Nevermind, do Nirvana , desbancou Dangerous, de Michael Jackson, do topo da Billboard 200, Ten entrou na parada na posição 155.

Por volta dessa época, antes da primeira visita do Pearl Jam ao Reino Unido, Eddie Vedder concedeu uma entrevista ao jornalista Malcolm Dome, da Metal Forces . O vocalista já demonstrava cautela e ansiedade em relação à crescente popularidade da banda. "Acho que me encontrei em uma situação difícil e pretendo continuar assim", disse ele a Dome. "Claro, há muitas coisas estranhas relacionadas à posição em que estamos... a atenção que estamos recebendo agora é difícil de assimilar. Continuo sendo apenas o Eddie. Nada mais."

Quando sugeriram a Vedder que o sucesso do Nirvana poderia encorajar a gravadora do Pearl Jam a promover o álbum "Ten" para um público mais amplo, o cantor concordou que isso poderia acontecer, mas insistiu: "Eu adoraria que todos ouvissem o que escrevemos, mas quero que seja um processo lento."


"Acho que seria contraproducente se 'Ten ' se tornasse um grande sucesso de vendas", continuou. "Para que as pessoas possam aproveitar ao máximo o Pearl Jam, o crescimento precisa ser gradual. Me preocupa que, ao alcançarmos um grande sucesso, nossas músicas sejam tiradas de contexto. Não somos fáceis de agradar a todos."


Vedder foi categórico ao afirmar que, qualquer que fosse o sucesso do Pearl Jam, isso não mudaria quem ele era.

"Estou falido no momento", confessou. "Moro num barraco com a minha namorada. E pretendo continuar falido. Não sou de excessos. E qualquer dinheiro que eu ganhar, darei de bom grado aos outros. Podem escrever isso, porque eu mantenho minha palavra! Sabem, o planeta inteiro está em maus lençóis, mal conseguindo se manter à tona. E eu não estou disposto a tentar me colocar acima dos outros. Não há nada de especial em mim."

Os fãs do Pearl Jam pensavam diferente. Na estrada, as músicas de Ten ganharam uma qualidade transcendental, elevadas por um vocalista irreconhecível em comparação com a alma tímida e sensível que surgiu pela primeira vez em Seattle.


"Ed se transformou em um animal", disse-me Stone Gossard. "Ele começou a perder a cabeça. Tínhamos trechos das músicas em que era apenas um ruído caótico, ritualístico e arrebatador, e Ed se perdia naquele som e simplesmente enlouquecia. Vê-lo se descobrir como cantor e observar a multidão completamente hipnotizada por ele foi incrível."


Numa tentativa de frear sua ascensão, o Pearl Jam se recusou a permitir que sua gravadora lançasse a balada Black como single e pediu um tempo – nada de entrevistas, sessões de fotos ou vídeos. Mesmo assim, Ten continuou vendendo, figurando na lista dos 15 álbuns mais vendidos da Billboard em 1992 e 1993, e chegando a vender mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. Quando a revista Time escolheu uma foto de Vedder como capa da edição de 25 de outubro de 1993 (com o slogan "Jovens roqueiros raivosos como o Pearl Jam dão voz às paixões e aos medos de uma geração"), sua coroação como a maior nova banda do rock foi confirmada. Naquela época, Eddie Vedder, mais do que a maioria, já lutava para se adaptar à vida como uma estrela do rock reconhecida mundialmente.


"Não há lugar onde eu possa ficar sozinho", reclamou ele para Malcolm Dome. "Mesmo se eu estiver fazendo xixi, sempre vai ter alguém batendo na porta, perguntando: 'Ei, Eddie, você está aí?'"


Mas quando Dome perguntou ao cantor o que seria sucesso para ele, sua humildade brilhou mais uma vez.


"Quero fazer a diferença na vida dos outros", disse ele simplesmente. "Esse é um objetivo maravilhoso para qualquer pessoa, não é?"


FONTE: LOUDERSOUND.

 
 
 

©2020 por Troque o Disco. Gui Freitas

bottom of page