Galera que gosta de comer um disco por inteiro, convido vocês a parar tudo que estão fazendo agora e virem comigo nesta matéria, onde falo um pouco de uma das melhores bandas da américa latina e se vocês não concordarem comigo eu apago esse texto.
Para começo de conversa uma ligeira apresentação e em seguida falaremos do que considero seu melhor disco. Vou falar hoje de Soda Stereo, banda nascida aqui na nossa vizinha Argentina.
Buenos Aires entrou pra cena do rock em 1982, com Gustavo Cerati (guitarra e vocal), Zeta Bosio (baixo e backing vocal) e Charly Alberti (bateria). A banda alcançou grande sucesso e em 1997 terminou por problemas pessoais e diferenças de critérios artísticos entre seus integrantes.
Soda Stereo é sem sombra de duvidas o maior nome do rock argentino nas últimas décadas, eles mereciam muito mais. Falar de rock aqui em nosso continente sem citar o Soda é complicado. Sua popularidade veio em canções como Canción Animal e De Música Ligera, esta, regravada aqui por Paralamas e Capital Inicial, também podemos citar Cae el Sol, praticamente um hino extra-oficial de Buenos Aires.
Dynamo é meu disco favorito, Lançado há 31 anos, o sexto álbum de inéditas salvou não só a banda de sua extinção, mas redefiniu a estética de tudo o que a orbitava, dando um novo rumo para o gênero que a levou ao status de lenda em todo um continente.
Pesado, tudo ali soava novo o suficiente para manter o grupo com o prazer de tocar ou decretar seu fim. Por isso, não é necessário dizer o que aconteceu. Com quatro singles poderosos, sendo o primeiro deles a emblemática Primavera 0, os argentinos cavaram ainda mais fundo seu lugar na história da música sulamericana.
O Soda Stereo, em seu novo álbum, deformava o pop construído nos anos anteriores. Não é só um excelente disco, ele também é rico. Gustavo Cerati foi para Londres e de lá voltou com novo foco, suas guitarras sujas junto ao baixo de Zeta Bosio foi uma junção perfeita, instrumentos como tabla e sitar, usados na faixa Sweet sahumerio, fez de fato um disco bem diferente do que podemos ouvir em toda nossa vida aqui no sul da américa. Camaleón é minha canção preferida.
Dynamo foi o penúltimo álbum de inéditas do Soda Stereo, talvez o mais diferente, o que eles colocaram pra fora tudo que queriam. Se você entrar na nossa playlist British Legion verá que esse disco é repleto de influências de bandas como My Bloody Valentine, Lush, Ride, Primal Scream e Spiritualized, todas em nossa playlist. O álbum é perfeito e os argentinos sabem muito bem disso, eles aproveitaram o auge. Bandas assim não deveriam acabar. Eu vou parar por aqui para que vocês possam visitar essa pedra na sua melhor plataforma de streaming, pois se deixar ficarei numa rasgação de seda sem fim para os Hermanos. Valeu pessoal!
-Gui Freitas
Comentários