31 anos do Definitely Maybe
- Troque o Disco
- há 14 minutos
- 5 min de leitura
Na foto eu e o Brian Cannon, criador e design de uma das capas mais emblemáticas dos anos 90, o Definitely Maybe, o melhor disco do Oasis, na minha humilde opinião. Esse encontro rolou recentemente em sua loja, a Microdot, em Manchester, trocamos um bom papo, mas essa resenha fica para uma próxima. Hoje estou aqui pra mais uma vez trazer histórias desse disco. Como pode ver na próxima foto, a lareira original da capa também está exposta na loja.


Com as palavras, Noel Gallagher:
"Éramos uma banda punk com melodias dos Beatles. Não tínhamos efeitos, quase nenhum equipamento, só muita atitude, 12 latas de Red Stripe e ambição.” Por que Definitely Maybe será para sempre o melhor momento do Oasis.
O maior álbum de rock dos anos 90 foi lançado neste dia, há 31 anos. Agora, uma nova geração está descobrindo sua arrogância irresistível.
"É sobre escapar", disse Noel Gallagher em 1994, falando antes do lançamento do disco de estreia do Oasis, Definitely Maybe . Mas, na verdade, é muito mais do que isso.
Um dos documentos culturais definidores dos anos 90, o álbum de estreia ferozmente otimista e arrebatadoramente seguro de si do quinteto de Manchester é um retrato do que significa ser jovem, destemido e ferozmente convencido da própria capacidade de transcender o mundano e o medíocre. E neste verão, enquanto os irmãos Gallagher, reunidos, recuperam seu manto como Campeões do Povo na turnê mais eufórica do século XXI até hoje, seu repertório de 23 músicas apresenta nada menos que seis trechos do disco, com sua arrogância e estalo totalmente inalterados.
Escrito após o Partido Conservador conquistar sua quarta vitória consecutiva nas eleições gerais no Reino Unido, Definitely Maybe é, em sua essência, um álbum sobre orgulho, raiva, ambição e desafio da classe trabalhadora.

Embora raramente tenha sido identificado como tal em seu lançamento, sendo colocado ao lado de álbuns inferiores de britpop com os quais compartilhava muito pouco DNA – "Eu ouvia Blur , Pulp ou Suede no rádio e pensava: Fodam-se esses idiotas", admitiu Noel Gallagher em 2023 –, é um álbum de punk rock em sua essência, uma coleção de hinos da fila do desemprego que apontam dois dedos em riste para um establishment firmemente arraigado que faz o possível para quebrar o espírito e a solidariedade das comunidades da classe trabalhadora de Burnage a Belfast. E, como tal, é a coleção mais destemida de rock n' roll atitudinal a emergir da Grã-Bretanha desde a estreia incendiária dos Sex Pistols, Never Mind The Bollocks .
De fato, em uma entrevista de 2023 para a revista musical britânica Mojo , Noel Gallagher, que escreveu todas as músicas do disco, vinculou explicitamente os dois álbuns, descrevendo ousadamente Definitely Maybe como "o último grande álbum punk".
"Éramos uma banda punk com melodias dos Beatles ", afirmou Gallagher. "Não tínhamos efeitos, quase nenhum equipamento, apenas muita atitude, 12 latas de Red Stripe e ambição. Se você ouvir isso e Never Mind The Bollocks , eles são bem parecidos. Aquele álbum era sobre a angústia de ser um adolescente em 1977. Avançando para 1994, Definitely Maybe é sobre a glória de ser um adolescente. É estar no parque com um aparelho de som portátil destilado... Não há besteira nisso. É um retrato honesto de rapazes da classe trabalhadora tentando fazer isso. É sobre transar com pássaros, usar drogas, beber e a glória de tudo isso."
Desde seu riff de abertura despretensiosamente roubado de T. Rex, Definitely Maybe é a grande farsa do Oasis no rock 'n' roll, um álbum que descaradamente rouba e se reapropria de alguns dos riffs, ritmos e temas mais familiares da história do rock n' roll enquanto olha o ouvinte diretamente nos olhos e pergunta "Então. Porra. O quê?"
" Olhe para você agora, você está todo em minhas mãos esta noite ", zomba Liam Gallagher, então com 21 anos, no final do exibicionista Rock 'n' Roll Star , uma profecia autorrealizável que o irmão Gallagher mais novo identificou corretamente como "a música mais arrogante de todos os tempos".
Até mesmo os garotos Gallagher, confiantes, admitiriam que Definitely Maybe não é uma coleção impecável... embora se "The Chief" tivesse trocado Dinner e Married With Children, de Digsy, pelos lados B contemporâneos Fade Away e Half The World Away, seria o mais próximo da perfeição possível. Por mais onipresentes que Shakermaker e Supersonic , os pilares do jukebox de pub, ainda possam ser, sua vitalidade e verve não são diminuídas pelo excesso de familiaridade, enquanto as vogais esticadas do Gallagher júnior nas linhas iniciais de Cigarettes & Alcohol permanecem um momento inegável do rock 'n' roll. Com seu apelo aos "párias" e à "subclasse baixa", Bring It On Down , inspirado nos Stooges, despojado e soando imenso na turnê Live '25, é o álbum de quatro minutos mais abertamente punk (e político). Slide Away consiste puramente em refrãos, cada um mais inspirador que o anterior, enquanto Columbia , de seis minutos , com suas raízes em jams de Acid House e travessuras movidas a Ecstasy, é um emaranhado feliz de guitarras exageradas e euforia de olhos arregalados.
O melhor de tudo, porém, é Live Forever , sem dúvida a canção que define Noel Gallagher. Escrita como resposta a (errôneas) notícias de jornais musicais "inkie" de que Kurt Cobain estava considerando nomear o terceiro álbum do Nirvana de " I Hate Myself And I Want To Die" , é o credo do Oasis em grande escala, uma onda de positividade de "Foda-se" e autoconfiança otimista que se apresenta como um grande hino secular para os sonhadores e conspiradores. Os críticos frequentemente zombam das letras de cantigas de ninar do Oasis, mas Gallagher – assim como seu inimigo Cobain – intuitivamente entendeu que há beleza na simplicidade, e Live Forever continua sendo uma de suas composições mais puras e perfeitas.
Em 4 de setembro de 1994, Definitely Maybe estreou em primeiro lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido. Naquela noite, o Oasis tocou em Belfast pela primeira vez, recebendo a notícia do seu triunfo sentado nos bastidores, no minúsculo camarim do local Limelight. Este escritor estava presente naquela noite e relembra a banda de Manchester sendo recebida com uma ovação que excedeu em muito a saudação habitual para bandas visitantes, uma recepção que demonstrava a crença compartilhada de que seu sucesso nas paradas era uma vitória para "nós" sobre "eles". Mesmo em seus momentos mais inflados e indulgentes, o Oasis conseguiu manter esse senso de conexão, como está sendo enfaticamente demonstrado em todos os estádios lotados que eles visitaram neste verão.
É fácil entender por que Definitely Maybe está se conectando com um novo fluxo de fãs da Geração Z. É um disco sobre possibilidade, esperança e crescimento sem ceder, não importa o que aconteça. Só Noel e Liam sabem realmente quanto tempo durará o segundo ato do Oasis, mas seu primeiro álbum permanecerá para sempre como uma declaração incrivelmente emocionante de independência e propósito.
-Gui Freitas
Via: Loudersound
Comentários