No último dia 18 de setembro a Troque O Disco lançou mais uma frente de contribuição a música. Fui convidado para ser curador de uma das melhores plataformas de música do mundo e estou muito honrado em fazer parte desse time.
A Groover é uma plataforma francesa que está muito forte na Europa. No Brasil eles têm crescido muito e a cada mês batem novos recordes de artistas que a usam.
Aí você me pergunta: mas o que é a Groover? Resumidamente, ela trabalha com diversos artistas independentes em todo o mundo, seja lá qual for o gênero. Eles se inscrevem na plataforma e enviam seus trabalhos, os curadores têm que dar o feedback a esses artistas, se curtiu ou não o som. Não sou perito em música, nem jornalista, muito menos um crítico. Sou um apaixonado pela música, ela corre em minhas veias.
A princípio só vi pontos positivos com este convite, o maior de todos é que estou descobrindo muitos artistas que nunca imaginaria ouvir e isso já me causa um bem estar danado.
Estou me sentindo em uma daquelas cadeiras do "The Voice", vocês não tem noção rsrs. Desta forma, os artistas escolhidos por mim, estarão selecionados para estar aqui no nosso site, playlists, Track Of The Day, Feed e Stories do Instagram. No mais é isso senhoras e senhores, eu ganho com isso, vocês também ganham com mais conteúdo e no final a maior vitória vai para a música, ela que é infinita e por diversas vezes nos guia na vida.
Abaixo fiz um apanhado de todos os artistas que selecionei desde o dia 18 de setembro, e a partir do próximo mês farei os escolhidos de cada mês.
> Paes:
Segundo ele sua canção é sobre um amor genuíno. Os anos passam e você percebe o significado do amor verdadeiro. Não me refiro ao amor romântico ideal, perfeito e intocável, falo de um amor que passa por todas as provações que a vida pode apresentar a você. Recifense, chegou chegando ao me enviar a canção Hotel Bali, que acompanha um belo video clipe. O interessante é que mediante a ouvir Hotel Bali eu corri para o disco, intitulado de Blue Tree Salvador, e foi ali que ele fez com que sua canção ganhasse vida no nosso site, feed, stories e playlist.
Ainda sobre a canção enviada, a mensagem que passa é que estaremos juntos independentemente da forma, da matéria, na presença da saudade, na memória do carinho. Também representa o desespero da raça humana em especular terras em outros mundos, já que este não os serve mais. Isso nos coloca no lugar dos pequeninos diante do universo. É também a aceitação da morte, do fim, como um novo começo. ”O Hotel Bali também simboliza a ideia de trânsito, viagem, passagem, assim como o nome do álbum. Faz sentido se eu olhar minha trajetória de oito turnês no Brasil, Argentina, Europa e mudanças em São Paulo e Lisboa. A estrada sempre me fez voltar ”, acrescenta.
Link para seu disco: https://open.spotify.com/album/6oyvJmtnZ4rGEiOPuQlLoe?si=uQyDxCbDRzquCS30GRfqIQ
Ouçam Paes, ouçam seu disco.
Destaques para: Hotel Bali, Amaciante, Pedais e A tua presença.
> Cirio:
O Artista vem com letras bem fortes, de temas bastante relevantes, ao ouvir você é levado a uma avaliação e fica loucamente aberto para uma conversa sobre os temas. Rimas que misturam vivências pessoais com críticas políticas e crônicas sobre a desigualdade, o negacionismo e o isolamento social no Brasil. Vale demais o confere.
Aqui o link que te leva direto para página do Cirio: https://open.spotify.com/artist/3KT4L7B1NcFJPycz1NDZ6u?si=PZBsesFLRxGDnXi3XnekRA
> Baruqui :
Gostei do seu som viu, é do tipo que aprovo. O tema trazido, a letra que envolve juntamente com as guitarras, teclados e sua voz nos fazem viajar, podemos estar em sintonia com sua letra ou não que iremos aproveitar a canção. Friso que não precisamos levar sua mensagem ao pé da letra, não preciso estar envolvido com alguém. Sua canção é massa.
Aquela Manhã, fala de duas pessoas que já se envolveram, sabem que não podem mais se envolver, mas que estão constantemente na linha que divide a amizade do amor. Andar nessa linha seria mais fácil se não houvesse uma atração tão forte, materializada no cheiro. É um convite a se render, ser impulsivo e inconsequente... e amanhã a gente vê o que faz.
Provavelmente será parecido com o que já aconteceu, com um sendo despachado da casa do outro, mas isso é um assunto para quando a gente acordar. O rapaz já possui um EP que contém 6 faixas com letras voltadas ao amor e que nos tem muito a dizer, ouçam Baruqui.
>Diego Tavares:
Anotem esse nome ai. Seu som, intitulado de Imperfeição, nos traz calmaria ao passo que ele vai crescendo, adoro a parte que a batera entra na canção. Seu disco de estréia possivelmente saia este ano e estaremos aqui de camarote para ouvir e compartilhar.
>Brenner Bianco:
Brenner Bianco e seu blues pop. Livra-Te, é um som que nos traz a mensagem de deixar para traz coisas que não precisamos na sociedade capitalista, para descobrirmos o nosso verdadeiro eu. Melodia cativante e profunda. O músico possui dois discos: Temporais, de 2001 e Fenix, de 2015. Ficamos na torcida pelo terceiro.
> O Grito:
Vocês acreditam em amor a primeira vista? Ou amor a primeira ouvida? A primeira a gente nunca esquece não é mesmo?
Primeiramente queria dizer aos meninos que eu fiquei encantado pela canção que me enviaram, intitulada de Mr. Júpiter. Como um amante de boa música, já digo de cara que quem mais ganhou aqui foi eu em conhecer a banda de vocês, fazem o tipo de som que eu gosto.
Quem está lendo e puder dar um play na canção Mr. júpiter, do disco Telas Vivas, de 2020, verá que também ganhou com esse projeto bacana da Troque com a Groove. O som gruda e tem tudo pra virar hit, daquelas que entra em novelas como "Malhação". É nítido que os caras beberam na fonte de gente grande como Jorge Ben, podemos perceber na harmonia e no ritmo, os solos, efeitos e mixagem são totais pegadas de Daft Punk.
A música é uma viagem espacial por uma letra psicodélica e solos alucinantes.
Telas Vivas, de 2020, e Sob o Sol de Alburquerque, de 2021, são os discos já lançados pela banda. Telas Vivas disco em questão, foi gravado inteiramente no lendário estúdio Toca do Bandido. Disco bom para ouvir num final de tarde ou quem sabe pra começar um rolê. Com 11 faixas e 30 minutos, que no final viram infinitos minutos por tanto repeat dado. Adoro disco com faixa instrumental, Balada de Toca e Canção para Cecília me presenteiam, a última é bossa, é rock, é som demais.
Seu último single se chama Coração Miserável e vale demais o confere.
Faixas que destaco: Mr. Júpiter, Café Bong Blues, Idolatria, Portal Azul(Diamantina), Canção para Cecília.
Link da banda no spotify: https://open.spotify.com/artist/0CzL84J7lB5sWycref43lN?si=jnSoA2kJRZOrK5EMa_Lefw
> Little Triggers
Eles são de nada mais nada menos que Liverpool. Desde já agradeço a super dupla Tom Hamilton (vocalista e guitarrista) e Jay Radcliffe (baterista) por escolherem a Troque O Disco como um possível potencial para divulgar o seu mais novo single no Brasil, chamado de High Time.
Esses dois formam a Little Triggers, possuem um disco de 2019 intitulado de Loaded Gun, que é rock roll cru do primeiro segundo ao último. Já excursionaram pela França e também receberam elogios de revistas como Classic Rock, Planet Rock Radio e estações de rádio e blogs ao redor do mundo.
Não precisa de muito para elogiar essa banda, se você curte The Vines, Hives e Jack White, não será nenhum esforço dar uma nota.
High Time tem clipe, foi nossa "Track Of The Day", é uma música quente, Garage Rock sobre auto-confiança em circunstâncias difíceis. Para quem tiver interesse coloque os fones e comece por esse último lançamento, indico demais.
Espero que esses meninos avancem em sua trajetória e que em breve possamos ver eles em patamares ainda maiores.
A banda está ocupada em turnê pelo Reino Unido e gravando novas faixas para o lançamento de um álbum no início de 2022. Eu não sei vocês, mas após ouvir os caras estou ansioso por esse disco.
Link da banda no Spotify: https://open.spotify.com/artist/0YJq3Z8lTTu205Ef2AGpuf?si=nJAxmZb-S-K80LkC3xJD_g
> Entrée Libre:
Eu adoro música francesa, um ritmo gostoso demais tem essa banda. Aller Sample, foi nossa Track Of The Day. Depois dos lançamentos de L'Air du temps e Dehors, a dupla parisiense Entrée Libre se junta novamente a Leila Macaire para produzir o clipe de Aller Sample em forma de ode ao verão e às viagens. Este é o terceiro e último single de um EP, que está previsto para 2022.
> Saturnina :
Seu projeto musical é acompanhado por Mia Blun e André Girotti. A música recém lançada, Gato Preto, é o primeiro single, a mesma será parte integrante de um EP de estréia do projeto, intitulado de Melancolia por Diversão.
Gato Preto é um som soturno, envolvente e melancólico. Serve para nos mostrar que estamos vivos após tanto tempo isolados e lutando contra a pandemia e em muitos casos acompanhado da depressão. O link para o som no Spotify segue abaixo:
> Janus:
A dupla lançou a canção Ilusão. É um aperitivo para quem curte Bossa, MPB e Samba, particularmente eu adoro som assim. O duo tem um EP já lançado que se chama Cinquentinha. Vale demais a audição da canção abaixo:
> GuiTUX:
Ele é mineiro, da capital e é meu xará. Seu primeiro single, intitulado de Quem Nunca Desiste, nasceu a poucos dias, para ser mais exato no último dia 3 de setembro. Bebendo da fonte de bandas que sou muito fã, como Charlie Brown JR, ele pretende ter sua caminhada voltado para o rock com uma pegada eletrônica, bela tacada, estamos carentes disso.
A canção aborda uma reflexão forte sobre a sociedade e a frieza nas relações. Ao falar sobre a letra, GuiTüx comentou: “Existem dias que tudo parece estar errado, sejam as mazelas da sociedade ou a frieza das relações que nos tornam cada vez menos humanos. ‘Quem Nunca Desiste’ é quase um desabafo, refletindo que podemos ser ao invés de ter e que colhemos o que plantamos.”
Para a canção o moço veio com gente de peso por trás das cortinas, Paulo Anhaia, vencedor de 4 Grammys, deu carimbo inicial, tendo no currículo a gravação e mixagem de diversos álbuns de bandas do calibre de Charlie Brown Jr, CPM 22, NX Zero, entre outros grandes nomes da música. Inclusive, um vídeo (react) do próprio Paulo Anhaia foi postado pelo GuiTüx no Instagram.
Antes deste primeiro single ele publicou em seu canal do YouTube duas releituras de clássicos do rock nacional (Tempo Perdido da Legião Urbana e O Poeta Está Vivo do Barão Vermelho). O single vem acompanhado de video clipe, as filmagens exploram a desigualdade social presente em espaços urbanos da capital mineira.
GuiTüx já planeja o primeiro álbum “Ainda somos humanos”, com previsão de lançamento para 2022. Eita terra boa para fazer músico essa Minas Gerais, estaremos de olho em você Gui!
Abaixo o link do Gui no Spotify: https://open.spotify.com/artist/04ElhhHohVEpPVgrSZ7T2o?si=rrTCoC21Sw251_OvJVwjsw
> Jasmine:
Queremos mais e mais artistas como a Jasmine no Brasil e no mundo. Sua voz nos traz calma e é doce demais, muito bem gravada e cantada em dois idiomas o que deixou a música ainda melhor. Abaixo o link para canção no Spotify:
> Peter Lake:
Depois de ultrapassar 1,4 milhões de stream no Spotify, Peter anunciou o lançamento de RED, seu segundo EP. Red é composto de três faixas escritas pelo cantor que gira em torno do amor.
Pour Your Lies, Whistle e We Got That, cada uma com seu tema específico.
> PH Mazza:
O artista lançou clipe para a canção Millenal's Song. Vale muito a pena ir no YouTube dar um confere. A música tem grande evolução e é muito bem gravada. PH Mazza direciona toda sua acidez e seu glamour nessa música.
> Stella Folks:
Este quarteto de indie rock de Florianópolis, formado em 2016, chega agora com novo single, intitulado Stella. A música tem um riff marcante, sexy, cheia de balanço e com uma letra que fala de uma mulher poderosa.
A canção veio acompanhada de um videoclipe dirigido pelo renomado diretor catarinense Antonio Rossa.
> Pierre Lecarpentier:
O cara é francês, tem 25 anos, sua rede social não passa de 200 seguidores, o que não quer dizer muito, afinal tem muita gente com milhões que não agrega em nada.
Pierre, nome raiz la na França, caiu na minha rede e dentre as dezenas de artistas ele me fisgou com seu recente single “Mr Fantasy”, lançado dias atrás, enviado através da plataforma Groover. Uma ligeira pausa aqui para mais uma vez agradecer a Groover pelo convite, essa bela parceria que tem feito a ponte entre os artistas e minha página. Tenho conhecido muitas pedradas que jamais sonhei em conhecer, quanta gente boa fazendo música minha gente, minha biblioteca precisa de mais uns metros quadrados pra comportar tanta música.
Recentemente ele lançou mais um single, Take Shelter.
Vamos voltar ao menino prodígio dos meu olhos, aconselho a você querido leitor que pegue seu fone de ouvido e já plugue a canção “Mr Fantasy”, não é possível que esse rapaz que mal tem sua rede social divulgada faça um som tão potente assim. Ao encerrar esta canção, imediatamente dê o play na quente faixa entitulada de “Braindead”, música fresca do seu excelente EP lançado em junho deste ano. A canção começa com falas em francês e segue com uma bateria justa e viciante durante 5 minutos.
Além do recente single “Mr Fantasy”, “Braindead” e a poderosíssima “Ballad of the White Lady” é o que deixo de pontapé inicial para vocês, que assim como eu gostam de boas novidades.
Ao entrar em contato comigo, Pierre Lecarpentier timidamente disse: "Espero que o barulho que eu faço seja bom o suficiente para que você se divirta enquanto ouve e capture o seu interesse, cuide-se". Pierre, quero lhe dizer que bastou ouvir “Braindead” para gostar e comprar seu barulho, em breve me divertirei muito ouvindo seu som e tomando uma breja. O mundo precisa da sua música, o mundo precisa te conhecer, não pare, a sua estrada é longa. O quanto antes quero saber muito mais sobre você, para que eu possa te trazer mais vezes aqui. Um forte abraço do Brasil, obrigado pelo seu som!
Siga o Pierre no Spotify: https://open.spotify.com/artist/4WTKIN9Yzbko3VRTxPgDju?si=L6012GWHR_qyH2ZEkknm1w
> Bianca Rocha:
Artista como a Bianca Rocha é o que eu esperava cair em minha rede. Esse samba gostoso, de voz gostosa, foi composto para documentário canadense L'Autre Rio (O outro Rio-2017) e retrata a dura realidade de um povo que tem que se reiventar para sobreviver mais continua mantendo acesa a chama da esperança em dia melhores.
Bianca Rocha é uma cantora brasileira que reside em Montreal e apresenta seu primeiro albúm solo(Fim do Mundo) lançado em setembro de 2021.
Abaixo segue o Link para música no Spotify:
> João Muniz:
Ele está tocando na minha casa, no meu carro e nas festas dos amigos. Está na Playlist da Troque O Disco, com a canção Fora dos Trilhos, essa que já inicia-se citando o Milton Nascimento, o que fez ele me ganhar de cara.
Fora dos Trilhos tem uma letra que sintetiza reflexões da vida e de quebra com aquela boa pegada de Hip-Hop de primeira linha. Baita Som João Muniz, estaremos de olho em você.
Segue o link do João no Spotify: https://open.spotify.com/artist/6rWfV5L22P5gZiM60NRmko?si=xMi63CZuTReMY1XJtHoJ_g
> Rê Adegas:
Na maioria das vezes recebo os sons oriundos da plataforma Groover com fones nos ouvidos, falei que me sinto no The Voice com essa parceria, mas sempre friso que estou longe de ser crítico de música, jornalista, músico ou qualquer outra coisa, apenas um amante dela.
A surpresa ao virar ou não a "cadeira" é muito louca, do outro lado pode ter uma pessoa começando com um single e seus 200 seguidores, como foi o caso do Pierre semana passada, ou pode ter a Rê Adegas, já com seus milhares de seguidores e com uma boa rodagem musical. Ao ouvir sua canção “Dor de Amor” eu não hesitei nem um minuto em traze-la aqui.
Primeiramente, obrigado Rê, por me dar a chance de te ouvir, te conhecer, sua canção é maravilhosa e o clipe é lindo demais. Falando em The Voice, a mesma participou da edição em 2018 e depois disso a canção “Dor de Amor” chegou a mais de 100 mil plays nas plataformas de streaming.
Quem curte MPB e um samba de mão cheia não pode deixar de ouvir, a música é cheia de ritmo e paixão. O samba é escrito por um conhecido compositor brasileiro chamado Toninho Geraes, fala sobre o amor e o sentimento de não corresponder. É o segundo single que ela lança, e agora está preparando um novo EP.
Rê já possui um disco autoral, gravado em 2018, chamado Sambô, com letras autênticas, descontraídas, únicas e significativas, sempre pra frente. Rê me ganhou, estará em minhas playlists, tocará no meu carro, na minha casa, na casa de amigos e por onde mais eu estiver. Que sonoridade gostosa!
E tem mais, no dia 26 de março deste ano ela se juntou a Luiz Gustavo Zago e lançou um discasso em homenagem a Elis & Tom. Gente vocês têm que ouvir essas novas roupagens dada a canções eternizadas da música brasileira. São 10 faixas que devem ter sido escolhidas a dedo.
Rê, não sei a cadeira do The Voice Brasil, mas a minha virou de forma definitiva pra você, estarei de olho daqui pra frente, aguardo ansioso seu novo EP. Ainda mais sucesso!
> Gah Setubal:
Ele é compositor, violonista, cantor, trompetista, seu nome é Gah Setúbal, ou simplesmente Gah. Essa maravilha é quem trazemos pra vocês hoje.
O artista chega com tudo dando uma nova roupagem na linda canção “Na Pressão” do mestre Lenine. Não somente a música ficou maravilhosa, como o clipe, o artista espera com esse lançamento abrir uma nova fase após seu último disco, VIA,de 2020.
O músico não brinca em serviço, já fez parte da banda Pitanga em Pé de Amora e ja colaborou com projetos como Trupe Chá de Boldo e Rafael Castro.
Em conversa com sua equipe, o novo EP se chamará “Álbum”. Voltando sobre o single regravado, segundo o artista, o momento de introspecção pandêmica e alta pressão político-social tem muito a ver com a composição de Lenine (que integra o disco Na Pressão, lançado em 1999).
Na Pressão é o primeiro lançamento de “Álbum”, que chega completo às plataformas digitais ainda neste ano. Antes dele, Gah mostra o single Perguntas, faixa autoral que será lançada também com videoclipe no dia 27 de outubro. Assim como num álbum de família, aos poucos Gah organiza memórias e afetos em imagens de diferentes cores e tamanhos, tiradas por diferentes pessoas, em épocas e lugares diversos.
Enquanto não chega o próximo dia 27, oriento demais ouvir seu disco VIA, é muito bem gravado, letras que nos dizem muito, excelente demais. Gah, estamos de olho em você. Sucesso!
Link do Gah Setubal no Spotify: https://open.spotify.com/artist/1DKIC8FttDZlFYvSxwoweL?si=nVKJcVBlS-mQRk025juG-w
Fechamos por aqui, esses foram nossos Groovers desde setembro até outubro, agora mensalmente iremos nos ver por aqui. Troque O Disco mais Groover pela música.
Comments