top of page

Marisa Monte fascina


Marisa Monte é uma das artista que mais admiro, quando lancei essa página falei sobre um dos meus discos preferidos da sua carreira, “Infinito Particular”, obra das mais preciosas da nossa música. Seu jeito de ser, sua voz, suas melodias, seus trabalhos em projetos paralelos, tudo nela sempre me chamou atenção, para um amante da música passar por essa vida sem ouvir Marisa é uma grande loucura.


Após 10 anos sem um trabalho solo, em outubro do ano passado ela lançou um calhau, intitulado de “Portas”, disco que eu gostaria de ouvir repetidamente sem parar, sei que não é possível, mas não seria nenhum problema. Linda cantora e compositora do nosso Brasil, manteve-se extremamente ocupada na última década com projetos como Tribalistas – seu grupo com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown – além de produzir para outros artistas.



O single “Calma” é carro chefe num disco que chega aos 53 minutos em suas 17 faixas, ela co-escreveu com Chico Brown. Vale ressaltar que abre com a música que dá nome ao álbum e fecha com a edificante “Pra Melhorar”, que conta com a participação de Seu Jorge e sua filha, Flor de Maria.


Tendo vendido 15 milhões de discos em todo o mundo, vencedora de quatro Grammys, sem contar os prêmios pela MTV e Multshow, Marisa é considerada pela Rolling Stone Brasil a segunda maior cantora, atrás apenas de Elis Regina. Ela também tem dois álbuns na lista dos 100 melhores da música brasileira. Sua versatilidade musical é fora da curva, com seus discos sempre pautados no pop, samba, rock, jazz e folk.


Portas, traz contribuições de muitos outros nomes notáveis ​​do mundo da música, além dos já citados acima, Arnaldo Antunes (que já colaborou com Monte como parte da banda Tribalistas), o baixista e compositor Nando Reis, Marcelo Camelo (ex-Los Hermanos), estão nesse magnífico projeto.


A produção é elegante, as composições beiram a perfeição, sua execução é magistral. Há um convidativo brilho pop no disco, e há profundidade e invenção mais do que suficientes aqui para mantê-lo voltando para mais. Sua voz continua infalível, mais doce do que nunca, maravilhosamente redonda e suave.

Marisa já saiu numa turnê, passará por cidades nos Estados Unidos, Uruguai e por muitas aqui no Brasil, eu tenho agenda marcada no show do Rio de Janeiro em maio, por aqui serão 3 shows seguidos.


Ainda enfrentamos uma pandemia e foi em cima desta turbulência toda que o disco nasceu, Marisa enfrentou tudo isso de frente, afirmando com compaixão, empatia e otimismo de que a humanidade não apenas perdurará, mas emergirá melhor.


Ela usa metáforas inspiradas no mundo natural para apoiar e aprimorar sua visão de nossa redenção. Sempre cheia de habilidades, ela nos entrega um disco para positivas reflexões, enquanto todos nós aceitamos a doença, o desastre e a dor como inegáveis, sua resposta poética e apaixonada é de esperança sempre.


Marisa Monte eu te amo!



-Gui Freitas

Comentários


bottom of page