Eles tem um amor pelo Brasil que é algo que me enche de orgulho, ainda mais em tempos atuais onde a união se faz tão distante. Dias desses estava assitindo um dvd dos caras e eles simplesmente fazem ótimas referências ao país, ano passado saiu a remasterização de um disco gravado ao vivo no Rio em 1994, disponível em streaming.
Aguardo ansiosamente para de fato ter a oportunidade de estar em um show, show não, espetáculo dessa dinâmica dupla britânica de synth-pop, formada em Londres em 1981, composta por Neil Tennant (vocal principal, teclados, guitarra ocasional) e Chris Lowe (teclados, vocais).
Toda visão que tenho do Pet Shop Boys remete a espetáculo, talvez pela vibração de suas músicas. Escolhi um dos meus discos preferidos da banda pra trazer por aqui hoje, Actually de 1987.
Com um começo arrebator, One More Chance é o abre alas, um chamarisco pro que vem a seguir, viciante, dançante, pra cima, um clássico. Quem aqui nunca suingou com a segunda canção do disco, What Have I Done to Deserve This? Os Pet Shop Boys tiveram um ato difícil de seguir. O álbum de estréia do grupo, Please, vendeu cerca de três milhões de cópias em todo o mundo e gerou quatro singles de sucesso, um dos quais foi a música inescapável dos anos 80, West End Girls. Para o segundo disco uma novidade: elementos do Hip-Hop, particularmente as partes sutis do Rap, que na época não era mais estranha no gênero; afinal, o pioneiro da New Wave, Blondie, se envolveu no mesmo estilo em 1980.
O disco segue e a faixa 4 fecha o lado A, com um tom mais sério, menos balada. O lado B começa com a paisagem sonora esparsa, serena e encharcada de sintetizadores na música lenta It Couldn't Happen Here, que até hoje ainda pode dedilhar as cordas do coração de qualquer fã de longa data, em uma predisposição pungente e pensativa, dai pra frente o melhor a fazer é você dar o play no disco.
Pet Shop Boys sempre pensam em como a voz e o sintetizador interagem, e pode estar ai a grande magia para esta banda, que está em atividade até hoje. Seu último lançamento foi em 2021 com My Beautiful Laundrette.
Actually é um disco sem espaço para fracassos, é um dos maiores clássicos da década de 80. Vejo vocês amanhã.
-Gui Freitas
Comments