top of page

Tool o publico geral e a ira

"Espero que sejam processados. É uma cópia descarada. Deveriam levar uma bronca por isso": Como o Tool atraiu a atenção do público em geral – e a ira de um dos maiores vocalistas do rock.


"Sober", o single seminal do álbum "Undertow" de 1993, transformou Maynard James Keenan e companhia em um sucesso instantâneo, mas nem todos eram fãs.


Os lançamentos do Black Album do Metallica e do Nevermind do Nirvana devastaram o cenário da música alternativa ocidental como uma bomba nuclear em 1991. Na esteira desses dois álbuns que dominaram as paradas, os valores tradicionais do hard rock (bravata, raiva e música cada vez mais intensa) foram considerados ultrapassados, e o groove e a vulnerabilidade se tornaram os novos sons imperdíveis do gênero. É nesse contexto que surgiu uma das maiores bandas do metal progressivo: Tool .

O Tool não poderia estar mais distante do glam rock ou da fúria do thrash metal que dominaram os anos 80. Em vez disso, em seu álbum de estreia de 1993, Undertow , o quarteto californiano misturou um coquetel introspectivo, de ritmo moderado e cerebral de alt-metal. O primeiro single do álbum, Sober , condensou essa angústia intelectual em uma forma concisa e emblemática. Impulsionada pela precisão técnica do baterista Danny Carey, do guitarrista Adam Jones e do baixista Paul D'Amour, e pelos vocais impecáveis ​​do vocalista Maynard James Keenan, a música levou o Tool ao sucesso nas paradas e iniciou sua ascensão à supremacia em shows em arenas lotadas.


A música "Sober" sobrevive ao Tool como banda. Embora Carey, Jones, D'Amour e Keenan só tenham se reunido pela primeira vez em 1990, partes de seu futuro sucesso já haviam sido ouvidas três anos antes. A melodia do verso e algumas das letras (incluindo o mordaz e catártico "Jesus, você não vai assobiar alguma coisa, mas o passado acabou?!" ) remontam à antiga banda de Keenan, Children Of The Anachronistic Dynasty, e à música "Burn About Out" . O quinteto não foi muito longe, sendo sua maior conquista uma apresentação na TV local em Grand Rapids, Michigan: o programa de meia hora se tornou infame graças ao glorioso mullet de Keenan e a uma entrevista incrivelmente constrangedora .


Apesar disso, Keenan considerou alguns elementos de "Burn About Out" promissores o suficiente para levá-los consigo para o Tool. Os melhores trechos da música foram rapidamente reformulados pela nova banda e apareceram em sua forma atual, muito mais famosa, pela primeira vez no álbum "72826" , de 1991. A demo diminuiu o ritmo da melodia vocal original e, o mais importante, adicionou um refrão incrível para unir a faixa. "Por queeeeeee não podemos estar sóbrios?!" Maynard grita com paixão e maestria. "Eu só quero começar tudo de novo!"

Com aquele refrão tão marcante e o novo título da música, ficou óbvio que o vício era um tema central nas letras de " Sober ". Jones confirmou isso em uma rara entrevista à Guitar School em março de 1994.


“A música e o vídeo são baseados em um cara que conhecemos, que está no auge da sua criatividade quando está chapado”, explicou o guitarrista. “Muita gente o critica por isso. Eu não digo às pessoas para usarem ou não usarem drogas. Você pode fazer o que quiser, mas precisa assumir a responsabilidade pelas suas consequências. Se você se tornar viciado e um dependente químico, bem, a culpa é sua.”


A demo "72826" garantiu ao Tool um contrato com a Zoo Entertainment. Após o lançamento do EP de estreia, "Opiate" , pela gravadora de Los Angeles em 1992, a banda começou imediatamente a trabalhar em "Undertow" . "Sober" foi revitalizada e aprimorada para o álbum de estreia, mas, em termos de composição, permaneceu praticamente inalterada. A música foi lançada como o primeiro single de "Undertow " na primavera de 1993.

Tanto Undertow quanto Sober rapidamente se tornaram sucessos comerciais. A boa reputação underground cultivada por Opiate foi consolidada quando o álbum de estreia do Tool alcançou o primeiro lugar na parada Heatseekers dos EUA, e o single chegou ao terceiro lugar na parada de singles do país.


O videoclipe de "Sober" , dirigido por Jones, também se tornou um sucesso na MTV. O guitarrista já havia trabalhado como artista de efeitos especiais e cenógrafo em diversos filmes de grande sucesso de Hollywood, incluindo "Batman: O Retorno" e "Jurassic Park" . Ele utilizou essas experiências para o clipe de "Sober ", criando um filme visceral em stop-motion, que se destacou em meio a todos os outros videoclipes de rock alternativo com atores reais que estavam sendo exibidos.


Para o vídeo, Jones explorou sua admiração pelos animadores de stop-motion Irmãos Quay. O ambiente sombrio e as imagens surrealistas eram incrivelmente semelhantes aos trabalhos dos diretores, a ponto de o também músico de rock e admirador dos Irmãos Quay, Kurt Cobain, mencionar a semelhança. (O Nirvana já havia convidado os irmãos para dirigir o videoclipe de "Lithium" , mas eles recusaram.)

Em uma entrevista à MTV em 1993, Cobain não poupou palavras sobre a suposta violação de direitos autorais. "Meu Deus, espero que eles [Tool] sejam processados", disse ele. "É uma cópia descarada, uma cópia descarada mesmo. Eu queria algo no estilo dos Brothers Quay, mas não queria nada parecido com isso. É um vídeo bacana, é muito bonito de se ver, mas eu preferiria assistir a um vídeo dos Brothers Quay. Carne passando por canos, que vergonha! Eles deveriam levar uma bronca por isso."


O Tool, no entanto, não foi processado. Em vez disso, o vídeo de "Sober " entrou para o hall da fama dos clipes bizarros de heavy metal , e a banda aparentemente ficou tão satisfeita com a animação de Jones (além do design da capa do álbum " Undertow ") que ele permaneceu como seu diretor de arte.


Quanto ao single, "Sober" se mantém como um dos momentos mais acessíveis e bem-sucedidos do Tool. A música foi reproduzida mais de 110 milhões de vezes desde que a banda entrou para o Spotify em agosto de 2019, tornando-se a terceira mais ouvida do grupo. E, embora o Tool tenha evoluído para um som muito mais expansivo e progressivo desde então, " Sober" ainda marca presença em seus shows até hoje. Uma das maiores figuras do rock pode ter criticado o videoclipe como uma cópia, mas ninguém pode negar que "Sober" deu início à trajetória do Tool como uma das forças mais originais e adoradas da música pesada.


FONTE: LOUDERSOUND

 
 
 

Comentários


©2020 por Troque o Disco. Gui Freitas

bottom of page